Não será excessiva a importância dada às ferramentas CAD?
A ferramenta CAD, por si só, não é solução para os problemas que possam existir na área de desenvolvimento técnico, quem o opera terá de ter a capacidade técnica e criativa necessária à criação de novas soluções, o CAD é o que é, uma ferramenta!
Praticamente ninguém dispensa a utilização de sistemas CAD como ferramenta de auxílio à realização de desenho técnico. As razões são de vária ordem e bem conhecidas: o rigor; a facilidade de edição do desenho, entre outras. A definição de cópia/original deixou de ser tão importante dando lugar à palavra, Backup (cópia de segurança), e as revisões não são mais que versões do documento, desde que devidamente anotadas. Apesar de tudo, é possível observar um paralelo entre o desenho manual e o desenho CAD. Mas não se engane, pois um sistema CAD pode ser muito mais que uma mera ferramenta de apoio ao desenho.
É certo que a introdução dos sistemas CAD deu origem a uma revolução, mas o CAD não irá, miraculosamente, resolver os problemas de projeto e da falta de produtividade que possam existir na área do desenvolvimento. Esta ideia é uma falácia, sendo até fácil encontrar produtos que induzem uma ideia errada, como a demonstração de ferramentas CAD, que recorrem a um dispositivo móvel, como um tablet, em que os modelos tridimensionais são gerados com tanta facilidade que quase parece magia. Mas a verdade é que o sucesso não depende apenas da ferramenta.
A formação dos desenhadores / designers é de grande importância para o desenvolvimento do tecido empresarial. Um desenhador deverá ser conhecedor das normas de desenho mas também das suas ferramentas de trabalho, e não só o CAD. Numa primeira fase de aprendizagem, introduzir um sistema CAD não trará grandes vantagens Na minha opinião, os alunos devem usar as ferramentas manuais: a lapiseira, a régua e o transferidor e isso serve de muito, pelo menos terá uma percepção das grandezas dimensionais com que terá de lidar. Igualmente importante é o facto de os alunos terem tempo de assimilar todos os conceitos técnicos. Realizar um desenho manualmente dar-lhes-à esse tempo e um tempo que será dispendido com um nível elevado de concentração, e no final, estes devem contemplar o trabalho criado devendo essa atividade ser também prazerosa, assim adquirindo gosto pelo trabalho realizado.
Os sistemas CAD são apenas e só uma ferramenta e que, como tal, nada conseguem sem um operador hábil e conhecedor da sua especialidade, um processo criativo balizado por conhecimentos técnicos vários entre os quais estão as normas de desenho técnico que irão permitir a comunicação do desenho num formato bidimensional. Este conhecimento continuará a ser necessário, pelo menos enquanto existir o fator humano entre o modelo virtual e o modelo físico do produto.
Também é verdade que o sistema CAD pode ser muito mais que uma simples ferramenta de apoio à produção do desenho técnico, mas relativamente aos sistemas CAD mais evoluídos, desenganem-se aqueles que acham que ter um sistemas CAD 3D paraméricos XPTO, implica um aumento de produtividade/qualidade na área de projeto. Para tirar proveito destas ferramentas é necessário alguém com um conhecimento muito além do que era exigido no passado e que apenas usavam a réguas e o compasso, como também além daqueles que usam ferramentas CAD 2D direcionado apenas à realização do desenho. Parecem observações óbvias, no entanto, verifico que quem contrata parece não ter essa noção. Colocar a área do desenvolvimento de produto, nas mãos de alguém sem preparação suficiente parece-me em erro de gestão colossal com consequências desastrosas.
Assim, o elemento mais importante é quem opera a ferramenta. O operador de CAD, deve ser qualificado e o melhor que conseguir arranjar. Ele deveria ter uma preparação além das áreas tradicionais: desenho, órgãos de máquinas, mecânicas dos Materiais, e outras. Além das áreas anteriores, deverá ainda dominar as suas ferramentas de execução e apoio e, eventualmente, ser capaz de usar alguns dos sub-sistemas do CAD, o CAM e o CAE. Com todas estas valências, é possível contratar alguém por pouco mais que o salário mínimo? Não.
Este profissional é uma peça fulcral na organização da empresa, pois dele dependeria o desenvolvimento dos produtos, desde a concepção até ao produto final a ser entregue no cliente.
Leitura complemenar sobre as diferentes ferramentas CAD existentes no mercado e qual a sua penetração.
Um dos temas seguintes será: "Os pontos a ter em conta aquando da escolha de um sistema CAD".