Repositório de modelos para impressão 3D

Os maiores e melhores repositórios de modelos para impressão 3D da atualidade. printables.com uma nova forma de divulgar o vosso trabalho.

Repositório de modelos para impressão 3D
https://www.printables.com

Existem na ‘internet’ alguns repositórios de modelos 3D e foram especialmente concebidos para serem produzidos por meio de impressoras 3D, estes são interessantes para quem possui impressoras 3D e não sabem, ou não domina as aplicações de modelação tridimensional. Mas não só. …

Do outro lado, estão os que mais partido tiram destas plataformas, são eles, os que criam os seus próprios modelos 3D, mas que também os produzem. Por sua vez, podem recorrem a modelos criados por outros utilizadores, alterando-os de modo a melhorar e a adaptá-los às suas necessidades específicas, chama-se a isso; REMIX.

Ou seja, estes respositórios são uma comunidade aberta onde se dá e se recebe, no entanto não é preciso dar nada em troca para receber. Quem faz, não pode estar à espera nada, a não ser, o agradecimentos daqueles que usufruem da sua criação, e isso, só por si, é já uam forma de recompensa do seu trabalho, – ver que o que fez está a ser útil – .

De modo geral,  todos os participantes serão "makers", que simplesmente quer dizer; quem faz. Assim, sendo criador ou não, desde que transforme um modelo virtual num modelo físico, será um Maker.


O maior de todos, o repositório é o  Thingiverse sendo também o mais antigo, tendo sido lançado em 2008 pela MakerBot Industries, uma empresa dedicada à impressão 3D. Entretanto, surgiu um novo repositório que melhora, e em vários aspetos, aquilo que bom existe de bom no Thingiverse é ele o Printables.com.

https://www.printables.com/

Também este repositório está relacionado a uma empresa dedicada à impressão 3D, a PRUSA Research, é uma empresa importante no panorama da impressão 3D, pois historicamente, foi ela a democratizar o uso de impressoras 3D, nomeadamente a tecnologia FDM.

A Prusa Research é uma das marcas mais influentes no mundo da impressão 3D, fundada por Josef Prusa, um pioneiro na comunidade maker. A empresa ficou conhecida pelas suas impressoras 3D open-source, especialmente a série Prusa i3, lançada em 2012, tendo-se tornado um sucesso entre entusiastas e profissionais devido à sua qualidade e preço acessível. A Prusa Research continua a liderar a inovação no setor, melhorando constantemente as suas impressoras e lançando produtos, mas também as ferramentas associados, nomeadamente o Prusa Slicer.  A sua abordagem colaborativa e o compromisso com a comunidade de makers ajudaram a estabelecer a Prusa como uma das marcas de confiança sendo respeitada no mundo da impressão 3D.

Tendo iniciado em abril de 2008, este repositório, com o nome original PrusaPrinters.org, mais orientada para os utilizadores das impressoras PRUSA, tornou printables.com em março de 2022, a mudança de nome ajudou à abertura a novos utilizadores de outras plataformas, sendo agora um repositório mais global.

Com objetivos muito concretos, como: ser o repositório com os melhores modelos 3D, uma comunidade ativa e com várias ferramentas para os seus utilizadores serem mais participativos. A printables.com é já o segundo maior repositório mundialmente e em apenas 1 ano e pouco (20-07-2023).

Ao permitir aos utilizadores a importação dos seus modelos alojados no thingiverse, é fácil tirar uma conclusão; a printables.com está rápidamente a posicionar-se como o maior, e melhor, repositório de modelos 3D, mas não só, a sua comunidade é muito ativa, sendo isso o que se pretende neste tipo recursos.

Mas não se ficam por aqui, eles oferecem um conjunto de ferramentas muito interessantes que visam fomentar a divulgação desta tecnologia, o utilizador pode agora:

  • Criar modelos;
  • Mostrar as suas criações já físicas;
  • Criar ou aderir a grupos;
  • Criar eventos no seu espaço geográfico;
  • e claro, importar modelos do Thingiverse, (para que nada lhe falte). ...
Menu com as diferentes opções de criação

Sem dúvida que se trata de uma ferramenta muito bem pensada para cativar os utilizadores. Poderá pensar que se trata de uma comunidade mais orientada para os utilizadores dos produtos PRUSA, mas não, a empresa tem no seu ADN ser uma empresa que desenvolve coisas para a comunidade. Recordo que grande parte das impressoras FDM, atualmente disponíveis no mercado "doméstico", acabam por ser cópias, ou como habitualmente se chama, "clones", da impressora I3.

O sistema de incentivos, além de ser, divertido, também é interessante pela forma como foi criado, "pretendo" os utilizadores em concursos em que oferecem recompensas reais, ao contrário de outros serviços que oferecem medalhas virtuais "badges". O sistema é bastante simples, à medida que vai cumprindo determinadas metas vai ganhando metros de filamento, quando encher uma bobine de filamento, a PRUSA oferece-lhe uma bobine real, entre outras coisas.

Também existem, utilizadores generosos e dispostos a compensar o vosso trabalho com doações, mesmo com uma contribuição pequena, é sempre bom ser recompensado e reconhecido pelo nosso trabalho.

Apesar de pessoalmente já pertencer a esta comunidade há algum tempo, gostaria de ter mais disponibilidade para participar, porque realmente acho interessante, prova disso é este artigo que escrevo.

Espero encontrar-vos lá, até já.