Método de Projecção do 1º e do 3º Diedro - Primeira parte
Compreender o método inventado pelo francês Gaspar Monge, para representação completa de sólidos tridimensionais.
Hoje o artigo escrito é curto, deixo os detalhes para o vídeo em anexo, espero que gostem! Se gostou e pretende receber mais informação como esta, pode subscrever este blog para ter acesso a algum conteúdo exclusivo apenas para assinantes.
Mas afinal o que é o Diedro? Existe alguma confusão, sobretudo nos aprendizes, sobre ao que se refere a palavra. Um diedro é a junção de dois semiplanos perpendiculares entre si, tratando-se de uma entidade tridimensional. Uma analogia simples ao diedro seria tentar visualizar um livro aberto tendo as suas páginas um ângulo de 90º.
O método de Monge veio simplificar as coisas tornando o diedro (2 planos), sendo uma entidade tridimensional, numa representação simplificada bidimensional. Como? É simples, rebatendo o plano frontal de projeção 90º em sentido anti-horário. Assim todas as projeções que se encontrem no plano frontal de projeção são rebatidas com o plano.
No método do 3.º diedro as projeções são realizadas no 3.º quadrante daí ficarem em locais diferentes. No entanto, o método é o mesmo, pelo que o podemos usar caso tal seja convenientemente indicado com o símbolo da projeção.
Estes dois métodos são ambos válidos e podem ser usados em qualquer país, o que me leva a indicar outra suposição errada. Estes métodos também conhecidos respetivamente por método europeu e americano de projeção, podem ser aplicados em qualquer país, desde que não sejam usados no mesmo desenho.
O Vídeo, mostra este princípio em maior detalhe. Para mais informação veja também a minha playlist sobre este tema.
Deixo também uma lista de livros, referências para mim, sendo um grande número destes sobre o tema do desenho técnico.