AutoCAD,  CAD

AutoCAD – Gestão e Organização do Desenho

A organização e gestão das entidades que fazem parte de um desenho é um processo crítico. Este processo para além de estruturar o conteúdo permite ganhos consideráveis de produtividades, reduzindo, e muito, certos processos que de outra forma seriam repetitivos. Este vídeo toca no tema das layers, conceito fundamental para quem pretende usar o AutoCAD.

Brevemente no Udemy e Patreon

Este vídeo e restantes estarão brevemente disponível no Udemy, através deste link

Também irei disponibilizar este curso ao meus patronos que tenham acesso total “All-access Patron”. Se está interessado em ser patrono, clique aqui.

Propriedades das entidades

Este artigo baseia-se na ajuda disponível no site da Autodesk, relativa ao AutoCAD, contendo algumas alterações que a minha opinião o tornam mais claro e um pouco mais orientado para o desenho de construções mecânicas, muito embora, os exemplos sejam aqueles que a Autodesk dá.

Pode atribuir propriedades como cor e tipo de linha a objetos individuais, ou como propriedades padrão atribuídas a layers.

No desenho seguinte, as paredes, fachada externa frontal, portas, luminárias, gabinetes, AVAC, eletricidade e texto foram criados com cores diferentes para ajudar a diferenciar cada uma das situações.

A janela de propriedades é uma ferramenta essencial. Para abri-la, use o comando PROPERTIES (escreva PR na janela de comandos). Como alternativa, pode pressionar Ctrl+1 ou clicar na seta no painel Propriedades no separador start, o que preferir.

A janela de Propriedades exibe uma lista de todas as configurações de propriedades. Pode clicar em qualquer um dos campos disponíveis para alterar a configuração atual. No exemplo a seguir, se nenhum objeto for selecionado, a cor atual será alterada de ByLayer para Vermelho. Será atribuída a propriedade de cor Vermelho a todos os objetos criados subsequentemente.

Verificar e alterar o Object Properties

Também pode usar a janela de Propriedades para verificar e alterar as configurações das propriedades dos objetos selecionados. Se clicar num objeto no desenho para selecioná-lo, talvez veja o seguinte na janela Propriedades.

Layers

Permite a organização do desenho através de camadas temáticas

Em desenho de construções mecânicas as layers são habitualmente usadas para associar a uma determinada entidade geométrica, por exemplo: linha ou arco, uma série de propriedades como:

  • Espessura da linha;
  • Tipo de linha;
  • Cor e outros.

Também é possível ter uma hierarquia de layer’s umas dentre de outras no caso de um desenho visualmente mais complexo, sendo possível ocultar os objetos que não precisa ver no momento.

No desenho abaixo, as portas e a cablagem elétrica foram temporariamente ocultas ao desativar as suas layers.

Pode obter este nível de controlo se organizar os objetos dos seus desenho por layers ficando estes estão associadas a uma determinada função ou propósito. Pode ser útil considerar as layers como se fossem folhas de acetato.

Com as layers, é possível:

  • Associar objetos por função ou localização;
  • Exibir ou ocultar todos os objetos relacionados numa única operação;
  • Forçar categorias de linha, cor e outros padrões de propriedade para cada layers (a situação mais comum na metalomecânica)

Controlar as layer

Para ver como um desenho é organizado, utilize o comando LAYER para abrir o Layer Properties Manager. É possível escrever LAYER ou LA na janela Comando, ou clicar na ferramenta Layer Properties Manager, na barra de opções

Veja o que o Layer Properties Manager mostra no desenho.

O exemplo aqui apresentado é uma situação concreta na área da construção, mas podemos extrapolar para o desenho de construções mecânicas:

  • Como pode ver na ilustração, a layer 10 WALLS é a layer atual. Todos os novos objetos são inseridos automaticamente nesta layer. Na lista de layer’s, a marca de verificação de cor verde próxima a 10 WALLS confirma que ela é a layer que se encontra ativa.
  • Na coluna marcada como ON, observe que os ícones de lâmpada de duas layers está apagado. Essas layers foram desativadas para ocultar as portas e a cablagem elétrica na planta de piso.
  • Observe que cada nome de layer começa com um número de dois dígitos. Esta convenção ajuda a controlar a ordem das layers, não sendo organizadas em ordem alfabética.

Recomendações práticas

  • A layer 0 é a layer padrão que existe em todos os desenhos e tem algumas propriedades especiais. Em vez de utilizar esta layer, é melhor criar as suas próprias layers com nomes significativos.
  • Um desenho que contenha pelo menos uma entidade de cotagem inclui automaticamente uma layer reservada chamada “Defpoints”.
  • Crie uma layer para geometria de construção, geometria de referência e observações que geralmente não precisa visualizar ou imprimir.
  • Crie uma camada para viewports de layout. Mais sobre isto à frente no tópico viewports de layout no tópico Layouts.
  • Para além das layer acima, crie uma layer para:
  1. Visibilidades → Cor: verde →Espessura: 0,35mm → Tipo de linha: continuous
  2. Invisibilidades → Cor: amarelo →Espessura: 0,15mm → Tipo de linha: hidden (0,5x)
  3. Eixos → Cor: vermelho →Espessura: 0,15mm → Tipo de linha: center (0,5x)
  4. Anotações → Cor: Ciano →Espessura: 0,15mm → Tipo de linha: continuous
  5. Tracejado → Cor: magenta →Espessura: 0,15mm → Tipo de linha: continuous
  6. Auxiliares → Cor: cinza →Espessura: 0,15mm → Tipo de linha: continuous

Configuração das layers

A seguir, estão as configurações de layers mais utilizadas no Layer Properties Manager . Clique no ícone para ativar ou desativar a configuração.

Desativar layers. Desative layers para reduzir a complexidade visual do seu desenho enquanto trabalha.

Congelar layers. Congele as layer que sabe que não vai usar durante algum tempo. Congelar camadas é similar a desativá-las, mas melhora o desempenho em desenhos mais complexos.

Bloquear layers. Bloqueie layers para evitar alterações não planeadas nos objetos dessas layers. Os objetos em layers bloqueadas aparecem esbatidos, o que ajuda a reduzir a complexidade visual de um desenho, no entanto, permite visualizar, apesar que, vagamente, os objetos.

Controlos do Layer Properties Manager

Para criar uma layer, clique no botão assinado e insira o nome da nova layer. Para tornar uma layer activa, clique na layer e, em seguida, clique no botão indicado.

Acessos rápido às definições das layers

O Layer Properties Manager ocupa algum espaço e nem sempre precisa de aceder a todas as opções. Para obter acesso rápido aos controlos das layers mais comuns, utilize os controlos na barra de opções. Quando nenhum objeto está selecionado, o painel layer, no separador start, mostra o nome da layer atual, como mostrado aqui.

Ocasionalmente, verifique para assegurar que os objetos criados estão na camada correta. Clique na seta suspensa para mostrar uma lista de layers e, em seguida, clique numa layer da lista para torná-la a layer atual. Também é possível clicar num ícone na lista para alterar a configuração.

Nota: Alguns operadores (CAD) mais experientes definem propriedades somente com layers, outros definem propriedades independentemente da layer ou em combinação com layers. A atribuição de propriedades a objetos está descrita no tópico Propriedades.

Brevemente no Udemy e Patreon

Este vídeo e restantes estarão brevemente disponível no Udemy, através deste link

Também irei disponibilizar este curso aos meus patronos que tenham acesso total “All-access Patron”. Se está interessado em ser patrono, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *