Desenho Técnico

Material para elaboração de desenho técnico

Para realizar um desenho técnico, necessita de algum material, ou se preferir, instrumentos de desenho. É provável que já tenha grande parte dele, na sua casa, no entanto, é também crucial que este seja de qualidade, pois isto irá refletir-se na qualidade gráfica do traçado, e em consequência disso, no trabalho final.

Verifico que com o passar dos anos, que o rigor do traçado tem vindo a ser descurado. A norma ISO 128-20, é bem clara relativamente a este ponto;  a qualidade gráfica do traçado é crucial para que a comunicação se dê de modo efetivo.

Compreendo que o desenho manual seja visto como uma mera ferramenta de aprendizagem, e eventualmente por isso, sendo de certo modo efémero. Isso é, na minha opinião um erro, pelas razões que, entretanto já foram expostas no artigo: desenho manual VS CAD.

Relembro, que o desenho não é apenas composto por retas e arcos, toda a simbologia, letras e algarismos, que fazem parte das anotações, também seguem normas que devem ser cumpridas.

Neste seguimento, fiz um vídeo com uma introdução sobre como utilizar alguns dos instrumentos de desenho. Ao seguir estas orientações poderão melhorar a qualidade geral do traçado.

O vídeo, incide sobretudo nos instrumentos mais básicos que compõem um kit de desenho técnico manual, sendo eles:

  • Papel;
  • Lapiseira;
  • Régua;
  • Borracha;
  • Compasso;
    • Escantilhão;
  • Manuais ou tabelas técnicas.
Há outros, mas estes são os essenciais. 

O seguinte quadro mostra um kit diferentes instrumentos. Os links são da Amazon. Não será cobrada qualquer comissão. No entanto, ao comprar, usando estes links, estará a ajudar o canal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *